segunda-feira, 28 de junho de 2010

Texto do professor Luis Marins, vale a pena ler!

Vencendo o medo do sucesso

Pode parecer absurdo ou mesmo impossível, mas há pessoas que parecem ter medo do sucesso. Vivem e trabalham achando-se incapazes de vencer, olhando à distância o sucesso alheio e acreditando que são incapazes de alcançá-lo para si próprios. São pessoas que ao invés de darem vazão à sua criatividade, acreditar na sua própria capacidade de vencer, ficam paralisadas, analisando o sucesso alheio.

Tive o prazer de assistir a uma palestra do amigo Marcos Bassi. Ele próprio se denomina um "açougueiro". E com que orgulho ele diz ser açougueiro! E fiquei pensando no que ele foi capaz de fazer com sua profissão de "açougueiro". Quanto sucesso! Quanta riqueza! Ao mesmo tempo, fiquei pensando nos milhares de açougueiros que existem pelo Brasil e pelo mundo afora e que ficaram paralisados no tempo e no espaço, invejando outras profissões, achando-se preteridos pela sorte e classificando-se com auto-desprezo como pobres açougueiros. Onde estará a diferença? Por que o Bassi tem hoje um nome nacional em carne? Por que o Bassi conseguiu a riqueza com a mesma profissão onde outros só encontram pobreza?

A verdade você descobre conversando com o Marcos Bassi e ouvindo-o falar sobre sua profissão. Ele acredita nele e no que faz. Ele não teve medo do sucesso. Ele não ficou pensando ser "apenas" um açougueiro, mas classificou-se em sua própria mente, como um grande profissional do manuseio da carne. Daí passou a estudar, ler, aprender, crescer. E hoje é o sucesso que todos conhecemos.

Quantas pessoas você conhece que parecem ter medo de vencer? Pessoas que fazem tudo certo em direção ao sucesso e quando ele está para acontecer, jogam tudo para cima e mudam de direção. Quando a bola está na área para marcar o gol, atrasam a bola para o centro do campo. Fico impressionado a ver pessoas que esperam que o sucesso aconteça sem esforço, sem dedicação, sem ação comprometida. Ter medo do sucesso é um problema que aflige a muitas pessoas. Acham-se incapazes, convencem-se a si próprias de que não são capazes de fazer algo novo, inovar, inventar, propor.

Nesta semana, gostaria de sugerir que você se auto-analisasse, perguntando: Tenho medo do sucesso? Convivo bem com minha escolha profissional? Acredito nela? Acredito em mim?

Pense nisso. Sucesso

Um comentário:

  1. Quando vi esse texto levei vários dias para formular um comentário.
    Destino ou dedicação?
    Cheguei à seguinte resposta: O Senhor demonstra uma imagem otimista que cativas as pessoas, assim atrai a atenção ao seu redor, o aprimoramente da arte e só uma consequência de dedicação da obra total.
    O Sucesso é acordar de amanhã- não importa quem você seja, onde você esteja. Se for velho ou se é jovem- e sair da cama pq existem coisas importantes que você adora fazer, nas quais você acrédita, e em que você é bom.

    ResponderExcluir