domingo, 31 de julho de 2011

Paladar cozinha do Brasil

  
Marcos Bassi e Sylvio Lazzarini (Foto: Tiago Queiroz/AE)
Por José Orenstein
Marcos Bassi e Sylvio Lazzarini mostraram que a brasa da discussão sobre o mercado de carne no Brasil está quente. Donos de restaurantes especializados em carne e com muitos anos de experiência no setor, Bassi e Lazzarini apresentaram visões antagônicas sobre como deve se organizar e qual é o futuro da produção no País.
Bassi insistiu na crítica de toda a cadeia da carne, da produção ao consumo – “é tudo muito desorganizado”. “O produtor não faz carne para o frigorífico, ele faz para o consumidor – isso é que ele tem que aprender. O supermercado, que é quem atende ao consumidor, e o frigorifico não conversam”, completou. O problema de fundo, portanto, segundo Bassi, é cultural. Para ele, é preciso “aculturar” o brasileiro e fazê-lo aceitar também as ditas “carnes de segunda”, que podem ser aproveitadas de diversas formas e serem muito saborosas.
Já Lazzarini, apesar de concordar com a dificuldade em se vender “carne de segunda”, vê, para além da cultura, limitações objetivas no lado da produção. A terra de pastos no Brasil, segundo ele, é infértil comparada a outros países e há uma barreira ambiental ao norte que impede o crescimento da criação de gado. Lazzarini defendeu os produtores: “O que se fez aqui nos últimos anos é digno de tratado”. Ele se mostrou menos otimista quanto ao futuro, apontando que a alta do preço da carne pode também limitar a produção. Ao que Bassi se opôs: “Enquanto tiver canino na boca todo mundo vai comer carne. É preciso menos politicagem e mais eficiência em todos os setores”.
Bassi, que em seu restaurante vende cortes de alta qualidade de carne nacional, criticou ainda o que seria um falso amadurecimento do mercado consumidor. “Do que se vende hoje, 75% é mentira, baseada em marketing”, afirmou, em referência à comercialização de produtos argentinos e supostamente melhores. Ele argumentou que é preciso trabalhar o produto nacional e valorizá-lo. Lembrou também que introduziu a fraldinha no mercado após aprender o que era uma bavette com uma francesa. E não deixou de esconder sua paixão pela carne: “Eu continuo açougueiro, da mesma forma como comecei, no Mercado Municipal em São Paulo”.

domingo, 17 de julho de 2011

Abate de julho.

Como de costume, fazemos questão de mostrar todo o nosso trabalho. Seguem as fotos do último abate que fizemos.
Novilhos com média de 24 arrobas. Em breve essse maravilhosos cortes estarão disponíveis para você...só no Templo da Carne.


terça-feira, 12 de julho de 2011

Sucesso total!

Gostaria de agradecer a todos os nossos clientes, colaboradores e principalmente aos veículos de comunicação pelo sucesso que tivémos no Festival da Costela do Contra Filé.

Preparamos 400 peças que surpreendentemente acabaram em apenas 15 dias.

Vejam alguns momentos desse ritual.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Evento Especial T-Bone.

Meus amigos,
Ontem fizemos um evento especial Festival do T-Bone!




A carne ainda crua já mostra a vitalidade e dá água na boca dos participantes.


 É possível sentir o cheiro nessa foto!



Agora o prato pronto para ir a mesa!








Foi uma delícia preparar e acompanhar o sucesso entre os presentes!
Muito obrigado a todos que puderam compartilhar!
Abraço